Cidades

O adeus à Madre Maria Bernadete em Maricá

Missa de Exéquias aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, no Centro. Foto: Wallace Rosa

Centenas de pessoas, entre fiéis e amigos, se reuniram na tarde desta segunda-feira (12), na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, para a Missa de Exéquias da Madre Maria Bernadete de Jesus, falecida aos 101 anos de idade na última sexta-feira (9).

A missa teve duração de aproximadamente uma hora. De acordo com a crença, também conhecida como "corpo presente", o ato litúrgico é realizado com louvores à Deus pela passagem da Madre na terra e representa a entrega dela aos céus.

"A Madre Maria Bernadete deixa um legado de fé. Mulher guerreira, veio cedo para Maricá e mesmo com todas as dificuldades conseguiu construir o Convento das Irmãs do Bom Conselho. Este é um momento triste, de partida, mas alegre porque temos certeza que ela está com Deus. Ganhamos uma intercessora do nosso tempo que foi um espelho de dedicação, humildade e sabedoria", afirmou o paroquiano Ronaldo.

A irmã Luzia, moradora do convento que a Madre Maria Bernadete fundou, agradeceu a presença de todos na missa.

Após a missa foi realizado um cortejo até o convento. Foto: Wallace Rosa

"Desde que divulgamos a notícia da morte recebemos apoio de todos os lados: Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, igreja e imprensa. Agradecemos por tornarem esse momento especial", disse.

Após a missa foi realizado um cortejo que passou pelo Centro da cidade até o convento, onde foi destinado um espaço especial para o enterro da Madre.

< Confusão entre os vereadores nos corredores da Câmara de Maricá Acusado é preso após tentar subornar policiais militares em SG <